ASSISTêNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Centro de Convivência da 3ª idade em Muriqui está de cara nova

O espaço que estava em reforma, agora oferece novas instalações, serviços e tem até banheira relaxante

Centro de Convivência da 3ª idade em Muriqui está de cara nova

A Prefeitura de Mangaratiba através das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde, reinaugurou nesta terça-feira (11), em Muriqui, o Centro de Convivência da 3ª Idade. O espaço estava passando por reformas para melhorar as instalações já existentes, criar novos ambientes para oferecer mais serviços e aumentar o número de atendimentos prestados aos idosos do distrito.

O Centro de Convivência vai oferecer atividades físicas e aulas de: alongamento, circuito, ginástica localizada, hidroginástica, capoeira, dança fitness, dança de salão, artesanato e biscuit. No espaço haverá também atendimento psicológico, de ortopedia, assistência social, fisioterapia e RPG.

Além das atividades já oferecidas, o novo Centro de Convivência também vai disponibilizar duas novidades para os idosos: a acupuntura e o SPA. Esses dois serviços vão funcionar num ambiente completamente novo, que contará com cabeleireiro, manicure e massoterapia. O objetivo é recuperar a auto estima dos idosos e deixá-los muito mais motivados. O espaço ainda conta com uma banheira relaxante.

O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, ressaltou a necessidade de cuidar cada vez mais da 3ª Idade de Mangaratiba. “O que toda essa equipe incrível responsável pelo Centro de Convivência oferece aos nossos idosos, vai muito além dos serviços de atividades físicas, saúde e artesanato. Eles oferecem amor, cuidado, atenção, carinho para cada um que passa por aqui. E isso não tem preço para aqueles idosos que muita das vezes não tem isso em casa ou foram abandonados por suas famílias”.

“Nós estivemos recentemente com representantes do Estado e eles nos passaram que em lugar nenhum no Rio de Janeiro existe Centro de Convivência da 3ª Idade e CRAS igual em Mangaratiba. E isso é um motivo de orgulho pra gente. Sempre fazemos além das nossas obrigações, porque a população merece ser bem atendida e amparada. Nossos idosos merecem respeito”, destacou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cecília Cabral.

A Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, valorizou a importância da colaboração das secretarias entre si. “Se a gente não trabalhasse de mãos dadas, a Prefeitura não ficaria forte como está hoje. Foi essencial a colaboração entre Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde para oferecermos aos nossos idosos a infraestrutura e os serviços de qualidade que eles tanto precisam e merecem”.

“Eu venho quase todos os dias aqui desde que criaram esse espaço para a gente. Aqui eu me sinto feliz e útil. Já participei de todas as atividades, não tem nada que eu ainda não tenha feito. Até na capoeira, quando era mais nova, eu me arrisquei. Estou muito feliz em poder estar aqui e vê como está tudo mais bonito”, disse a Dona Izaura, de 90 anos, que é a primeira e mais antiga usuária do Centro de Convivência da 3ª Idade de Muriqui.

Estiveram presentes no evento o Chefe Geral de Gabinete, Braz Marcos, o Vereador Rodrigo Bondim, a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Fátima Farias, e o representante do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Muriqui, Dr. Alan.