SEGURANçA, TRâNSITO

Mangaratiba não tem registro de nenhum crime grave em junho de 2020

A Segurança Pública é realidade em Mangaratiba. De acordo com um balanço parcial divulgado esta semana pela 165° Delegacia de Polícia, no mês de junho 2020 não houve nenhum registro de ocorrência de crimes graves no município. Esse saldo positivo é resultado do trabalho integrado da Guarda Municipal da Prefeitura de Mangaratiba com as forças de segurança nacional e estadual.

São considerados crimes graves os homicídios, latrocínios, roubos de veículos, de cargas e transeuntes, além dos delitos que envolvem maiores danos, como mortes, lesões ou traumas profundos. E para todas estas modalidades criminosas, nenhuma ocorrência foi registrada em todo o município de Mangaratiba até a presente data do mês de junho.

De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, Norberto Marques, nos últimos quatro anos, essa é a primeira vez que o município alcança esse resultado. "Estamos conseguindo ano a ano diminuir os crimes em Mangaratiba, mas, essa é a primeira vez que temos todos os índices zerados num mesmo mês", explicou.

Dentre as modalidades de crimes graves analisadas no período 2017 - 2020 (referente ao mês de junho), a que teve a maior queda foi a de roubo de rua. Em 2017, a cidade registrou 11 casos. Em 2018 foram 09, em 2019 caiu para 06, e em 2020 nenhum caso foi notificado.

Os roubos de carro caíram de 06 em 2017 para 02 em 2018, 01 em 2019 e 00 em 2020. Os crimes violentos reduziram de apenas um caso em 2017 e 2018, para zero registros em junho de 2019 e 2020.

Segundo o Secretário Norberto Marques, algumas ações contribuíram para que esses índices fossem zerados este ano. São eles: a barreira de acesso aos distritos; a atuação da Guarda Municipal para coibir crimes de menor potencial ofensivo, violências e nas ações de apoio as polícias; a ampliação do policiamento ostensivo e operações da Polícia Militar; a ampliação das investigações e prisões pela Polícia Civil; o apoio da Marinha e o fortalecimento das ações da Polícia Rodoviária Federal no município.

"Tenham certeza que o setor de inteligência da Guarda Municipal vai continuar trabalhando firme e em conjunto com a inteligência da PM, Polícia Civil, Marinha e PRF para que possamos cada vez mais manter o controle sob os índices de criminalidade em Mangaratiba", frisou Norberto Marques.

Informativo da Fazenda

Abrir o Informativo da Secretaria de Fazenda