EDUCAçãO, ESPORTE E LAZER

ProEduc Jovem: educação profissionalizante para alunos da Rede Municipal

Projeto que foi constituído por uma verba para alunos da rede municipal de ensino, atende estudantes do 3° ao 9°ano e da EJA com três cursos profissionalizantes gratuitos

ProEduc Jovem: educação profissionalizante para alunos da Rede Municipal

A prefeitura de Mangaratiba através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer está promovendo o ProEduc Jovem. O projeto que foi constituído por uma verba exclusiva para alunos da rede municipal de ensino do 3° ao 9°ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com três cursos profissionalizantes gratuitos: Operador de Computador, Designer Gráfico e Criação de Games. O objetivo da iniciativa é preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Os cursos têm duração de 12 meses e serão realizados no Centro de Educação de Interatividade Educacional (CEID), no Centro de Mangaratiba, e em unidades escolares da Praia do Saco, Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Muriqui e Serra do Piloto. A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, às 09h, no Iate Clube de Itacuruçá e vai contar com a presença de autoridades, responsáveis de alunos e com apresentação da metodologia de ensino e dos professores.

“A nossa intenção é promover ainda mais o desenvolvimento dos alunos, para que eles já possam ter uma ideia do que querem fazer profissionalmente no futuro. Será aberto um leque de opções para eles aqui mesmo na cidade, oportunidade essa que talvez só fosse possível fora do município. Essa iniciativa é mais um grande avanço para a nossa população”, disse o prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro.

Segundo o secretário da pasta, Valdemar Neto, o projeto ainda recuperou 55 computadores considerados inutilizáveis com a ajuda de voluntários. Esses equipamentos serão levados para diversas unidades escolares, inclusive as localizadas em áreas mais distantes, facilitando a ampliação do curso. “O ProEduc terá um polo até na Serra do Piloto, que é uma região mais afastada, mas, que merece todo nosso carinho. Nosso objetivo é gerar oportunidades iguais para todos. As matrículas foram um sucesso por lá e os moradores estão radiantes”, acrescentou.

As inscrições estão sendo feitas até às 16h desta sexta-feira (7) na sede da Secretaria de Educação, no Centro de Mangaratiba, e também serão realizadas nesse sábado (8) no projeto “A Prefeitura no seu Bairro”, que acontece em Muriqui. Para se cadastrar é preciso levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do aluno, comprovante de residência, declaração de escolaridade e RG do responsável.