SAúDE

Saúde de Mangaratiba amplia número de atendimentos e médicos durante o Carnaval

Saúde de Mangaratiba amplia número de atendimentos e médicos durante o Carnaval

O planejamento especial que a Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, montou para o carnaval 2020 teve resultados muito positivos. Mais de 2.700 atendimentos foram realizados com agilidade e eficiência nas unidades de emergência da cidade. Além do efetivo normal, 92 profissionais extras, entre médicos, enfermeiros e equipes de apoio, atuaram para suprir o aumento da demanda de pacientes.

Do total de atendimentos, 2.170 foram para emergência adulta e 546 para emergência pediátrica. Essa foi a primeira vez, em toda a história da cidade, que as Unidades Básicas de Saúde 24h de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí, além do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), disponibilizaram o socorro de emergência pediátrica durante períodos festivos.

A Secretaria de Saúde também registrou no HMVSB a realização de 04 cirurgias ortopédicas, 05 partos, 29 internações e 09 tomografias. A nova sala da Unidade de Pacientes Graves do hospital, aberta na última semana para ampliar a assistência a pacientes em estado grave, funcionou plenamente durante todo o carnaval.

Além disso, de 22 a 25/02, nas quatro unidades de emergência 24h da cidade, foram realizado 360 exames de raio-x. O serviço foi disponibilizado pela primeira vez na UBS de Conceição de Jacareí, garantindo assim, agilidade no atendimento e economia de tempo para os pacientes do 2° Distrito, que antes precisavam se deslocar até outras unidades de saúde para ter acesso ao exame.

Outra melhoria implantada pela Secretaria de Saúde durante o Carnaval foi a nova base descentralizada do SAMU em Itacuruçá. O serviço trouxe rapidez no transporte de pacientes graves no eixo Itacuruçá x Muriqui e agilidade para o fluxo de ambulâncias no município. Nos quatro dias de carnaval, o SAMU contabilizou 44 atendimentos.

"A população de Mangaratiba chega a triplicar em períodos como o Carnaval. É nossa obrigação estarmos prontos para acolher quem precisar do nosso serviço de saúde. E assim fizemos. O planejamento deu muito certo. Conseguimos evitar filas e dar o devido suporte de saúde para todos que nos procuraram", destacou a Secretária de Saúde, Sandra Castello Branco.

Durante os quatro dias de folia, equipes do Programa DST/Aids também estiveram em diferentes pontos da cidade para conscientizar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Mais de 3.400 preservativos e panfletos foram distribuídos.

Informativo da Fazenda

Abrir o Informativo da Secretaria de Fazenda