Secretaria de Educação, Esportes e Lazer | Prefeitura de Mangaratiba

Apresentação

Em tempos de distanciamento necessário, a Secretaria de Educação, Esportes e Lazer vem pensando em formas de nos sentirmos mais próximos, mesmo que de forma virtual.

Pensando no bem-estar de nossos alunos criamos este espaço com o intuito de que se sintam acolhidos e estimulados.

Será o canal onde poderão encontrar dicas, material complementar/reposição e informações importantes sobre o vírus COVID-19.

E é claro não vai faltar a presença, o carinho e o amor dos profissionais da educação e do esporte do nosso município.

É tempo de acolher e aprender!! 😷 😷

Material de apoio para estudos e atividades

Clique nos botões abaixo para acessar a sua área de interesse

Proeduc On-line

Uma oportunidade que você não pode perder!

Com o objetivo de tornar o período de quarentena produtivo e por saber que aprender é a melhor maneira de crescer, seja no âmbito pessoal ou profissional, a Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer está disponibilizando 31 cursos livres e de aperfeiçoamento gratuitos, na modalidade EAD.

São cursos individuais de até 30 horas e todos dão direito a certificado em diversas áreas, tais como: Marketing, Gestão e mercado, Designer Gráfico, Designer para Fotografia, Web Designer, Criação de Games, Vendas, Rotinas administrativas, Excel, Recursos humanos, entre outros.

As inscrições são limitadas a uma pessoa por curso sendo pré requisito ser residente do município de Mangaratiba através do comprovante de residência.

Para ver todos os cursos que estão disponíveis, clique no botão abaixo:

Fazer sua Inscrição

Dúvidas

Perguntas mais frequentes sobre o Material de Apoio da Smeel

O principal objetivo é garantir que durante este período de isolamento social os alunos possam estudar, ler, refletir, aprender e praticar os conteúdos que estão contemplados nos documentos curriculares oficiais do município, para que não haja perdas maiores do que as que já estamos tendo devido à interrupção das aulas nesse momento crítico em que estamos vivendo.
O material da página é exatamente igual ao material impresso que está sendo disponibilizado pelas escolas para quem não tem como acessá-lo pela internet.
Não precisa imprimir. Basta enumerar as questões no caderno para que depois possam ser corrigidas pelos professores no retorno das aulas presenciais, no caso dos anos finais colocando também os nomes das disciplinas.
As atividades deverão ser sempre registradas em folhas avulsas que posteriormente possam ser entregues aos professores. Para tanto, é muito importante guardar cuidadosamente todas as atividades feitas, colocando um cabeçalho nestas folhas (mesmo quem teve o material impresso) para depois entregar à/ao professor (a) de cada disciplina no retorno das aulas presenciais para correção.
Os professores de cada ano de escolaridade, para os anos iniciais. Os professores de cada uma das disciplinas contidas nas apostilas, para os anos finais.
Estas atividades não serão pontuadas, mas como correspondem à carga horária letiva oficial, é muito importante realizá-las porque elas servirão como uma forma de manter os alunos em dia em relação aos conteúdos da cada disciplina, assim como, ajudarão a adiantar os conteúdos no retorno das aulas presenciais. Portanto, a sua não realização pode ser muito prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem.
Todos os assuntos abordados nessas aulas remotas estão valendo como carga horária oficial, portanto, os professores poderão realizar uma revisão sobre os conteúdos já contidos nestes materiais de estudo e em seguida propor alguma forma de avaliação sobre tais conteúdos.
As atividades estão sendo elaboradas de modo objetivo e com a intenção de que não sejam de difícil realização pelos alunos, porém, se surgirem dúvidas que não possam ser esclarecidas em casa, recomendamos que seja feito contato com a coordenação pedagógica escolar e ou com a direção para que estas auxiliem na resolução destas dúvidas ou façam contato com os professores para esclarecê-las. Todas as unidades escolares já foram orientadas a organizar estratégias adequadas às suas especificidades para atender as famílias de forma remota.
No plano de ações emergenciais, elaborado pela SMEEL, em conjunto com as unidades escolares, para este período de enfretamento à pandemia, está previsto que as atividades remotas serão realizadas durante todo o período em que durar o isolamento social oficialmente decretado e que a cada quinze dias um novo lote de atividades estará disponível tanto em formato digital como também impressos pelas escolas para todos aqueles que precisarem.
Os responsáveis pela elaboração das atividades são os professores de cada ano de escolaridade e de cada uma das áreas do conhecimento do currículo oficial, assessorados pela equipe técnico-pedagógica da Diretoria de Ensino/Superintendência de Ensino.
Na elaboração de todas as atividades foram utilizadas as Diretrizes Curriculares Municipais para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e, a partir destas diretrizes, foi elaborado um currículo prioritário emergencial, contendo as principais habilidades de cada disciplina e de cada ano de escolaridade, as quais estão sendo contempladas nas atividades que compõem estes materiais de estudo remoto.
Todo aluno que, por alguma razão, deixar de realizar as atividades será identificado pelas equipes gestores de cada unidade escolar e a eles serão ofertadas possibilidades para que tenham acesso a tal material de estudo. Porém, aqueles que tiverem acesso ao material, mas não demonstrarem interesse em realizar as atividades propostas estarão perdendo uma grande oportunidade de crescimento intelectual e, no retorno às aulas presenciais, certamente estarão em defasagem de aprendizado em relação aos demais colegas de classe.
Sim. Para isso é preciso que todos realizem as tarefas propostas para que quando os professores fizerem as correções destes materiais de estudo, eles possam ver quais os conteúdos tiveram boa assimilação e, portanto, não necessitam ser revisados e quais os que ainda precisam de uma explicação a mais.
Sim, de acordo com as orientações do Ministério da Educação, as atividades remotas contarão como reposição dos dias letivos. Em cada bloco de atividades constará a carga horária contemplada.
Sim. Os(as) professores(as) do(da) estudante, os(as) professores(as) das Salas de Recursos Funcionais, a equipe pedagógica da escola e as assessoras de educação especial estão realizando adaptações das atividades de acordo com as necessidades dos alunos.
Estão disponíveis nas unidades escolares, basta entrar em contato com a equipe pedagógica da escola e requisitá-las.

Publicações

Publicações da Secretaria de Educação, Espostes e Lazer